Sinceramente...não!!!
Então meu top 7 de hoje vai ser sobre as coisas que me fizeram arrepender de ter cursado essa pós-graduação.
7 motivos para eu me arrepender da pós graduação:
1. Coordenação fraca. Em qualquer curso, seja graduação, ou pós-graduação, o pilar que sustenta o curso vem de uma coordenação forte, ativa, que acima de tudo luta para que o curso em questão seja de primeiríssima qualidade. Mas ao longo desses 1 ano e meio de curso, o que vi foi o oposto. Teve coordenador que abandonou o curso, teve coordenador que mal apareceu no curso...e os que ficaram não mostraram muito serviço não, pelo menos foi essa a impressão que eu tive.
2. “Faça o que eu digo...não faça o que eu faço”. Acho que esta frase representa bem o que alguns dos meu queridos professores nos ensinaram durante o curso inteiro. Num curso de Educação Ambiental em que se falava tanto em preservação de nascentes, reciclagem e etc...durante todo esse tempo a minha sala não teve uma coisa que deveria ser imprescindível ao curso: uma lata de lixo.
3. Disciplinas que não correspondem ao conteúdo. A grade curricular que o curso oferecia, foi de encher os olhos, o grande porém em questão é que o conteúdo muitas vezes não tinha muito haver com a proposta. Por exemplo: tive uma disciplina de arte-educação, cujo o ponto alto da aula, foi aprender a fazer grude com maisena e colar pedacinhos de jornal numa caixa de papelão empoeirada...muuuuito instrutivo.
4. Professores “Woodstock”. Não posso negar que tive professores ótimos também, ainda que poucos, professores que realmente fizeram valer meu muito suado dinheirinho investido, mas a grande maioria, infelizmente...não atendeu minhas expectativas...parece que saíram do festival Woodstock com aquela filosofia bicho grilo de paz e amor, conteúdo que era bom...nada e as aulas dava até son...zzzZZZZZZZ.
5. Pouquíssimos trabalhos de campo. Acredito que um curso que atende pelo nome de Educação Ambiental: princípios e práticas. Deveria pelo menos ter essa prática na maioria das disciplinas...o que não foi o caso...foi na base do cuspe e giz...ou melhor cuspe e power point.
6. Brigas e mais brigas. Uma coisa que não faltou no curso foram brigas e discussões entre alguns colegas. Nenhum sábado ( dia do curso) passava despercebido. Era como se tivéssemos em meio a uma guerra...mas aonde estavam os coordenadores para promover o espírito de solidariedade e cooperativismo que tanto falavam entre os colegas? Provavelmente debaixo de alguma carteira fugindo do fogo cruzado.
7. Trabalhos e projetos pós termino de curso. Minhas aulas acabam no sábado, mas infelizmente não é o fim, já que alguns professores tiveram a brilhante idéia de dar trabalho nos 45 dos segundo tempo do final de curso, tenho trabalho a entregar até Outubro e o diploma sabe-se lá quando vai aparecer.
Por essas e outras razões, estou em quase estado de êxtase pelo término do curso. Como já disse, não vou negar que tive bons momentos, fiz amigos pra vida toda e que também tive (poucos) excelentes professores, mas no geral...estou saindo aliviado, pois sobrevivi a tudo que mencionei acima.
Agora, e aproveitar o que de melhor eu tive e seguir em frente com minha vida.
Obs: Na foto...eu e meus colegas Power Rangers, rs. Porque tivemos que ser super-heróis pra agüentar isso tudo.
1 motivo para eu ter seguido em frente:

Meus amigos: Joelma, Thaty, Fernanda, Andréa, Stênio, Wellington...vou sentir saudades, mas nos encontraremos nessa nova empreitada da vida!